sábado, 16 de outubro de 2010

Visagismo

Existe uma técnica que tem ganhado espaço entre os profissionais que cuidam dos cabelos, é o Visagismo. Este termo vem de visage (francês) que significa rosto. A técnica consiste em criar uma imagem pessoal que traduza os aspectos positivos e personalidades pessoais, considerando o físico, modo de vida, objetivos e elementos que para a linguagem visual fiquem mais harmônicos e estéticamente bonitos. Os profissionais que estudam técnicas sobre o visagismo, levam em consideração alguns tipos psicológicos e adequam o seu trabalho a esses tipos, com o objetivo de transmitir uma mensagem. Por exemplo, vamos observar os cabelos abaixo para compreender melhor:


Cabelos com linhas inclinadas, como os desfiados e repicados, transmitiriam dinamismo;




Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura.






Linhas que se voltam para fora transmitem ao mesmo tempo dinamismo e extroversão;
Minha Eterna Referencia de mulher fina e atuante!

Cabelos ondulados transmitiriam sensualidade e romantismo.



Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.

Cabelos com linhas quebradas (encaracolados) transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho. E essa é a mesma reação de quem as vê...
Que deprê!!!!!!!!!


Estudar visagismo trata-se de um trabalho artístico de pesquisar a estrutura, pensar nas proporções, percebendo o que está por trás dos traços físicos: a personalidade. 
 
 
Uma ótima maneira de saber o que lhe cai bem é encarar o espelho. Vá até ele, perceba seus ângulos.
Você quer experimentar uma franja? Pegue uma mecha coloque no rosto, então gostou do resultado? Como você se sentiu? Digamos que o incomoda seja o ar pesadão da aparência. Repicar um pouco faz total diferença, pois algumas mudanças externas facilitam as internas. ADORO MUDANÇAS....Ver-se e gostar eleva sua sensação de bem-estar. Mas, em primeiro lugar, as mudanças tem que agradar a você mesma. Reflita: que mensagem você tem transmitido a você e ao mundo, através da sua imagem?
Afinal, seu cabelo, por exemplo, é uma moldura que lhe acompanha noite e dia, meio-dia, meia-noite, ao acordar...dormir....todas as horas. Mais do que seguir a tendência, importa seguir o que é congruente com quem você e o que deseja.  Outros passos também são importantes: pensar em seu cotidianoos ambientes que frequenta, como nosso caso, o MARANHÃO, a mensagem que deseja transmitir com sua imagem, as cores que lhe caem bem, o seu ângulo preferido, enfim, perceber como você se sente bem.

Um exemplo:


O Mick Jagger, por exemplo, não é uma pessoa bonita, como Leonardo di Caprio e Brad Pitt, mas ele se torna atraente porque sabe como valorizar o que tem. E, para identificar os traços mais marcantes, nada como uma boa olhada no espelho como falei.



Um grande estudioso é o Philip que é artista plástico, escritor. Ele nasceu em São Paulo mas estudou na Inglaterra e Estados Unidos. Publicou livros de técnicas de desenho e apresentou oficinas de desenho na tv Cultura. Já participou de mais de 30 exposições de arte. Tem seu próprio ateliê onde dá cursos e workshops sobre o processo criativo.



Seguindo o visagismo,Philip, ele estuda de uma forma que adapta o físico ao emocional. E segue os quatro tipos de personalidade definidos por Hipócrates, o pai da medicina:
- o primeiro tipo é o colérico - a pessoa é forte, determinada, líder e passional. O lado negativo é a impaciêcia e a intolerância. O formato clássico do rosto do colérico é retangular, com linhas retas, queixo forte e olhar intenso.
- o segundo tipo é o sanguíneo - tem personalidade dinâmica, curiosa, que se joga na vida. Os riscos são a agitação e a falta de disciplina. O rosto tem linhas inclinadas, num formato que lembra uma pedra de diamante.
- o tipo 3 é o melancólico - define uma pessoa cuidadosa, pensativa, disciplinada e perfeccionista. É desconfiada e ansiosa. O rosto tem a forma oval, o olho um pouco caído e a boca pequena.
- por fim, o tipo fleumático - alguém desprendido, místico, sem ambição, pacífico. E que por isso mesmo pode se acomodar na vida. O rosto é geralmente mais redondo e a parte do queixo e da boca são projetados para a frente.


Cada pessoa é uma mistura única dessas quatro características, então não tem um padrão.
Philip Hallawell (Visagista)





Busque as referências externas, se informe, mas depois volte para sue referência interna e escolha. Pense nisso e deixe que seus cabelos falem bem de você por aí!
Continue lendo sobre visagismo

Site Visagismo - http://www.visagismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário